UM ENCONTRO ESPECIAL!

UM ENCONTRO ESPECIAL!
O DIA QUE MUDOU PARA SEMPRE A VIDA DE UM POBRE CEGO...
            Esta história é bastante conhecida, mas nos transmite alguns pontos muito importantes, que podemos aplicar em nossa própria vida e, a exemplo do cego, experimentar uma transformação de vida.
Leia Evangelho segundo São Marcos 10: 46 a 52
            Bartimeu era apenas mais um no meio de tantos outros cegos que, excluídos da sociedade de sua época, viviam à beira do caminho mendigando. Tudo que ele conhecia era de ouvir os outros dizerem, pois seus próprios olhos nada viam. Certamente ele ouvira falar de Jesus, de sua bondade, de seus milagres, mas nunca tivera a oportunidade de um encontro real com esse homem. Quem sabe você também se encontre nessa mesma situação. Já ouviu muita gente falar sobre Jesus, mas será que verdadeiramente O conhece? Será que já teve a oportunidade de um encontro com Ele?
            Certo dia estava o cego, como sempre, sentado à beira do caminho mendigando, procurando de qualquer modo captar o que acontecia à sua volta, quando... de repente... o alvoroço de uma multidão lhe desperta os sentidos. Quem seria aquele povo e por que estaria ali? Aguçando os ouvidos, percebeu que se tratava de Jesus de Nazaré que estava passando por ali. Conhecido por seu amor e dedicação às pessoas, pelos milagres que realizava e por suas palavras impactantes, o cego percebeu que se tratava da grande oportunidade de sua vida. Olhando para sua condição, nada tinha aquele homem que contribuísse para chegar até Jesus. Primeiro, por ser cego, dependia de outros que o guiassem até onde pretendia ir. Em segundo lugar era um mendigo e, por sua situação, provavelmente passaria despercebido daquela multidão. Que importância teria para a sociedade um mendigo e, mais que isso, cego? Além disso, sua própria condição o impedia que ficasse em pé, posição esta que ao menos o deixaria mais visível.
            Porém, aquela era a oportunidade ímpar de sua vida! Poderia escolher: ficaria para o resto de sua vida cego, à mercê das esmolas que lhe dariam ou aproveitaria aquele momento – e quem sabe o único – para livrar-se da situação em que se encontrava e experimentar um encontro com Jesus. No lugar dele, o que faria você?
            Ele escolheu a segunda opção! Reconhecendo sua incapacidade, colocou na pessoa de Jesus o restinho de esperança que tinha e fez o que conseguia fazer: CLAMOU! Sua voz ecoou no meio da multidão: “Jesus, tem misericórdia de mim”. Sua decisão era firme e, a despeito da reprovação da multidão que insistia para que ele se calasse, o pobre cego gritava ainda mais pela misericórdia do Senhor.
            Talvez você também reconheça que só Jesus é a solução para o seu problema. Talvez até já tenha clamado pela misericórdia do Senhor, frente às grandes dificuldades da vida. Contudo, há sempre uma “multidão intolerante” que tenta de qualquer maneira afastá-lo(a) de Jesus. Acreditam, quem sabe, que o Senhor não tem tempo para dedicar-se a coisas que julgam insignificantes. E assim, essa “multidão”, que pode ser até mesmo parentes e amigos, querem nos fazer desistir de chegar até Jesus. Porém, ouça isto: VOCÊ TEM UM GRANDE VALOR PARA JESUS!
            Para as pessoas que por ali passavam, aquele cego era apenas mais um desafortunado, que seguiria o resto de sua vida mendigando. Mas não para Jesus! O clamor do cego ecoou forte aos ouvidos do Mestre e, quem sabe para surpresa da própria multidão, Jesus PAROU! O Mestre também está atento ao seu clamor e, através de uma de suas qualidades – a onipresença – , também pára para lhe ouvir neste dia! O QUE VOCÊ TEM PARA DIZER A JESUS?
            A mesma multidão que minutos atrás dizia ao cego que se calasse, agora é convidada pelo próprio Jesus para chamar o cego e trazê-lo à sua presença. Agora, com a atitude de Jesus, a palavra da multidão para o cego é: “tenha ânimo, levante-se, o Mestre lhe chama”. Contudo, devemos lembrar que, embora a “multidão” possa até animar-nos em algum momento de nossa vida, SÓ JESUS TEM A SOLUÇÃO! Quem sabe as pessoas até tentam consolar seu coração, trazendo palavras de encorajamento; mas SOMENTE AS PALAVRAS DE JESUS PODEM INTERROMPER O CURSO DOS ACONTECIMENTOS PARA TRAZER A PAZ QUE VOCÊ NECESSITA! SOMENTE JESUS PODE COLOCAR UM PONTO FINAL NESTA ANSIEDADE POR PAZ E ALEGRIA!
            Ao receber o convite de Jesus, a atitude do cego é firme: larga a sua capa, levanta-se e vai até o Senhor. Com uma pergunta quase socrática – que aliás fazia parte do estilo do Mestre – Ele interroga o pobre homem: “O QUE VOCÊ QUER QUE EU LHE FAÇA”? Mesmo sabendo de sua necessidade, Jesus encoraja aquele homem a contar seu problema e pedir o auxílio Dele. VOCÊ JÁ CONTOU SEU PROBLEMA PARA JESUS? Quem sabe até agora você tenha contado para o seu médico, o seu psicólogo, o seu psiquiatra... Mas... E PARA O SEU JESUS? Lembre-se que a “multidão” pode até mesmo trazer encorajamento, mas SÓ JESUS É A SOLUÇÃO!
            Aquele homem sabia exatamente o que queria e não titubeou na resposta: “Mestre, que eu tenha vista”. Muitas vezes, agimos como o cego até certo ponto: reconhecemos nossa dificuldade, clamamos, pedimos a misericórdia do Senhor. Mas, quando Ele pede que nos levantemos e nos dirijamos ao seu encontro, recusamos o convite de Jesus e, por isso, perdemos grandes bênçãos. A Bíblia Sagrada, na carta aos Hebreus 4: 7, nos diz assim: “Se hoje você ouvir a voz do Senhor, não endureça o seu coração”.
            Aquele cego confiou inteiramente no Senhor. Esqueceu sua condição e o lugar onde estava e foi ao encontro de Jesus. Não é à toa que o Mestre lhe diz: “Pode ir, a sua fé lhe salvou”. Para receber a Jesus e consequentemente as suas bênçãos é preciso ter fé, ou seja, acreditar que Ele tem o poder de transformar situações adversas em “oásis de alegria”. É preciso não dar ouvidos às pessoas que querem nos desencorajar, mas com um propósito firme estar dispostos a atender ao chamado do Senhor. É imprescindível que, como o cego, abandonemos a situação medíocre que muitas vezes nos encontramos para alcançar a SALVAÇÃO QUE VEM DO SENHOR.
            Você tem clamado a Jesus por seus problemas? Saiba que nesta hora Ele está aí exatamente do seu lado, lhe chamando. Ouça a sua voz suave lhe dizendo: “Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados, pois Eu aliviarei vocês” (Evangelho segundo São Mateus 11: 28). Seja sensível a essa voz, não dê ouvidos à condenação da multidão e corra para os braços de Jesus!
Autoria: Sirleyne Valerio da Costa de Miranda

3 comentários:

Suely disse...

Essa mensagem realmente chegou na hora certa; sinto mesmo Jesus aqui ao meu lado, perguntando-me o que quer que me faça. Já lhe disse o que eu preciso. Parabéns pela mensagem, que o Senhor te abençoe.

Sirleyne disse...

Amém!! Obrigada.

Artigos & Crônicas disse...

Mensagem abençoada! Sem Jesus não chegaremos a lugar nenhum! Somente com Ele e através dEle que conseguiremos alcançar nossa salvação e solução para os problemas desta vida!
Espero que todos os que lerem este texto possam optar por correr aos braços de Jesus, pois somente Ele tem a verdadeira solução!
Sonia Costa