A OFERTA DE MARIA

Leia na Bíblia: João 12: 1 a 8
Você já levou Jesus para sua casa?
            Marta, Maria e Lázaro eram três irmãos que ofereceram a Jesus um lar, um lugar aconchegante, onde ele entrava e trazia paz. Diferente de outras pessoas mencionadas na Bíblia, que buscavam a Jesus apenas para receber uma bênção. Recebida, não se ouvia mais falar nessas pessoas.
            Mas essa família era diferente; eles eram AMIGOS de Jesus... de verdade! Jesus esteve presente para ressuscitar a Lázaro que havia morrido há quatro dias, mas também esteve presente para ensinar-lhes o caminho da verdade. Quem é você que lê esta mensagem hoje? Você quer um VERDADEIRO COMPROMISSO COM JESUS? Quer deixá-lo entrar em sua “casa”, que é seu coração, e oferecê-lo como morada para o Mestre? Ou você é como aqueles que procuravam o Senhor apenas para receber bênçãos??
            Se chamamos Jesus de Mestre, precisamos ser discípulos e aprender o que Ele tem a nos ensinar; se O chamamos de Senhor, precisamos reconhecer o poderio Dele em nossas vidas e deixar que Ele, APENAS ELE, oriente o nosso caminho. Como diz o apóstolo Paulo em Gálatas, 2:20 “...e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...”. Quem é você??
Qual o motivo da atitude de Maria?
            Atentando para o contexto bíblico, Maria, Marta e Lázaro eram três irmãos que provavelmente moravam sozinhos. A Bíblia não relata sobre os pais deles; provavelmente eram órfãos. Naquela época, segundo a tradição judaica, os pais eram responsáveis por arrumar um casamento para os filhos; uma jovem que ficasse solteira era motivo de vergonha.
            Quem iria providenciar um casamento para Maria? Nessa escolha de cônjuges, o noivo tinha que pagar o preço da noiva: o dote. Porém, esperava-se que a noiva também levasse algo de valor para o casamento. Agora vamos refletir...
1°) Com o que Maria poderia contar, se não tinha o pai presente? Quem sabe com o irmão? Talvez...
2°) O que teria Maria de precioso para levar ao casamento? A única coisa que a Bíblia declara é que ela possuía um arrátel (ou alabastro) de nardo puro.
            Quem sabe você esteja hoje como Maria. Talvez a perda que você sofreu não seja a dos pais biológicos, mas a perda da ESPERANÇA. Já não existe mais a fé, não há mais motivos para você estar alegre e às vezes chega até a dizer que não há mais razão para viver.
            Mas lembre-se de Maria: embora tenha perdido o que possivelmente lhe era mais precioso nesta vida, ainda guardava alguma coisa... e o que guardava tinha um valor muito precioso. Segundo a história, o nardo era um perfume raro, feito do óleo aromático extraído da raiz de uma planta que cresce principalmente na Índia.
            Pense hoje: o que você ainda tem de precioso guardado em sua vida?? Esqueça agora as dificuldades, os problemas, as desilusões, até mesmo as frustrações! Feche os seus olhos e pense: o que eu ainda tenho de precioso guardado em minha vida? Dê uma “passeada” agora pelos “cômodos” da sua casa espiritual, olhe bem em cada cantinho e descubra o que você ainda tem... e verá O QUANTO É ESPECIAL PARA DEUS!
            Certa vez o profeta Eliseu entrou na casa de uma viúva cuja situação era tremendamente complicada (veja II Reis 4: 1 a 7). Seu marido falecera e deixara muitas dívidas. Já não tendo com que pagar, os credores estavam para tomar seus filhos como escravos. Quando o profeta perguntou “o que é que tens em casa”, qual foi a resposta da mulher? “Tua serva não tem NADA em casa, SENÃO uma botija de azeite”. Para ela, uma botija de azeite não era nada, mas colocada nas mãos do homem de Deus, aquele azeite foi multiplicado, vendido e todas as contas foram pagas.
            O que é que você tem em casa? – Jesus também lhe pergunta hoje. Já procurou? Já olhou em cada cantinho? Talvez você esteja pensando: “mas isso não é nada, meu Deus!”; porém, é isso mesmo que, colocado nas mãos de Deus, irá abundar e trazer grandes bênçãos para sua vida!
            No caso de Maria, creio que era diferente! Embora possuindo apenas um vaso de perfume, ela sabia que aquilo tinha grande valor. E foi justamente porque tinha valor, que ela o derramou aos pés de Jesus. Naquele momento, Maria não estava derramando o perfume num ato de soberba, nem tão pouco estava fazendo aquilo para “se aparecer”. ESTAVA SIMPLESMENTE DANDO O QUE ELA POSSUÍA DE MELHOR, AO SENHOR!
            Como se não bastasse derramar o perfume, vemos Maria enxugando os pés do Mestre com os seus cabelos. Segundo a tradição judaica, nenhuma mulher respeitável mostrava os cabelos soltos em público. O cabelo de uma mulher era a sua honra, sua identidade, seu sinal de feminilidade, um presente íntimo destinado apenas ao seu marido. Porém, vemos Maria diante do Mestre, despojada de tudo! Ela não recuou ao ímpeto de levar aos pés do Senhor o que ela possuía de maior valor. Ela não recuou em colocar de lado os antigos preceitos e instruções de sua cultura, para enxugar os pés de seu Senhor. E você? Tem entregado a sua vida COMPLETAMENTE a Deus? Ah!! Eu já fiz isso há cinco, dez ou trinta anos... Mas será que você tem, como Maria, se desprendido realmente de tudo para servir ao Senhor?
            Certa vez um mancebo de qualidade, segundo nos relata a Bíblia em Lucas 18, a partir do versículo 18, pergunta a Jesus “o que poderia ele fazer para herdar a vida eterna”. Aquele jovem conhecia muito bem todos os mandamentos, pois aprendera com seus pais. MAS A VIDA CRISTÃ NÃO É FEITA APENAS DE CONHECER A PALAVRA; É PRECISO VIVÊ-LA! E quando Jesus convida aquele jovem a colocar em prática tudo o que ele aprendera, ele sai triste e desiste da tarefa.
            Não podemos viver da teoria da palavra; é preciso colocá-la em prática em nossas vidas. No momento em que estava diante do Mestre, Maria não derramava simplesmente um perfume, mas estava depositando ali toda a sua vida, aquilo que ela possuía de melhor. Ela estava deixando de lado todo o preconceito da cultura judaica e, num ato de amor, enxugando os pés do Mestre com os seus cabelos...
            Contudo, para que o perfume se derramasse e seu cheiro se espalhasse por toda a casa, segundo o versículo 3, era preciso QUEBRAR O VASO. Esse era o segredo para o derramamento do óleo aromático! Como está o seu “vaso” chamado “coração”? Será que você pode “quebrá-lo” para que a unção de Deus apareça em sua vida? Será que você pode deixar TUDO aos pés do Senhor?
O olhar de quem não tem o coração convertido ao Senhor Jesus é diferente. Ele não entende as coisas de Deus
            Pensando um pouquinho em outro personagem bíblico encontramos Judas que, embora andasse durante três anos com Jesus, não era uma pessoa realmente convertida. Aliás, o próprio Jesus disse em uma de suas parábolas que não se pode tirar o joio do meio do trigo. Os interesses de Judas eram puramente materiais, egocêntricos e nunca chegou a experimentar a verdadeira transformação, tanto que chega a vender por trinta moedas de prata o próprio Mestre. Segundo a Bíblia, em João 13:29 diz que Judas tinha a “bolsa”, ou seja, era o tesoureiro do grupo; contudo, era desonesto e tirava para si o que se depositava ali. Ele estava com o coração apenas nas coisas materiais e no valor financeiro que elas possuíam.
            Onde está o teu coração? Em Mateus 12: 34 e 35, Jesus diz que “a boca fala do que há em abundância no coração”. Enquanto Maria transbordava o seu amor por Jesus, dando o melhor de si ao Senhor, Judas estava inconformado; derramar aquele perfume, para ele, era um grande desperdício. Haveria coisa bem melhor a ser feita – pensava Judas. É difícil quando somos trigo conviver com o joio! É difícil quando estamos empenhados em agradar ao Senhor, conviver com pessoas totalmente incrédulas ao agir de Deus! Mas... sejamos como Maria, que rompeu todas as barreiras e preconceitos para entregar o melhor de si a Deus.
A pessoa que não confia na providência de Deus, sempre tenta achar atalhos para justificar suas atitudes
            O tesouro de JUDAS repousava naquilo que ele poderia GANHAR através de Jesus. O tesouro de MARIA repousava no que ela poderia DAR a Jesus. Vemos em ambos, atitudes totalmente diferentes em relação às coisas materiais e na maneira de chegar-se a Deus. E você? Com qual objetivo tem chegado até Jesus? Você é do tipo que lembra do Mestre apenas quando precisa de uma “bênção”, ou está disposto a “quebrar seu vaso” e oferecer um verdadeiro culto de louvor e gratidão a Deus? Em João 4:23 e 24 diz que “... os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade.” Se você estiver em comunhão, obediência e fidelidade para com Deus, as bênçãos serão apenas “complemento” na sua vida. Em Marcos 16:17 e 18, vemos que “as bênçãos SEGUEM aqueles que crêem”.
Você está disposto a ir à cruz?
            Maria parecia uma das poucas pessoas que compreendia o sacrifício que Jesus iria padecer. Tanto que o próprio Mestre diz que ela havia guardado aquele unguento para a sua sepultura (versículo sete). Ao contrário daquela mulher, faltou vigilância nos próprios discípulos; no Jardim do Getsêmani, não puderam vigiar com o Senhor e adormeceram (Mateus 26:40). Pedro seguiu a Jesus de longe e até mesmo O negou (Lucas 22:54). E você? Honra o nome de Jesus independente das circunstâncias ou muda de atitude conforme a conveniência?
            Se hoje Deus está falando ao seu coração por intermédio de Sua palavra, não endureça o seu coração! Quebre-o na presença do Senhor e ofereça o “seu melhor” para Deus. Que Ele abençoe sua vida hoje e sempre!

Autoria: Sirleyne


4 comentários:

Artigos & Crônicas disse...

Olá Maninha,
Parabéns por este texto tão esclarecedor do que realmente é servir a Deus com integridade de coração. Nas suas palavras, o que mais me tocou foi a comparação feita entre a intenção da atitude de Judas e de Maria; Judas andava com Jesus, buscando ocasião para tirar proveito do Mestre e Maria andava com Jesus, buscando oportunidade para demonstrar sua gratdão por tantos benefícios que Ele já lhe havia proporcionado.
Continue compartilhando essas palavras reveladas, para que também possamos ser abençoados por elas.
Que Deus continue te usando dessa maneira tão gloriosa!
Abraços!
Sonia Costa

Sirleyne disse...

Oi, maninha Sonia,
Obrigada pelo comentário e também por ser a primeira seguidora do blog. Meu objetivo é justamente esse: desejo que vidas sejam edificadas através de mensagens que Deus tem colocado em meu coração.
Um grande abraço,
maninha Sirleyne

Dayane Almeida disse...

Olá irmã Sirleyne,
Meditei muito no que escreveu, fico admirada com sua sabedoria, sua maneira de expressar o amor pela obra do Pai.
Tenho aprendido coisas lindas com você, agradeço a Deus por sua vida!!!
Grande abraço
Dayane

Sirleyne disse...

Oi, Dayane,
Toda honra e glória ao Senhor, pois é Ele que nos fala através de sua Palavra!
Um grande abraço!
Sirleyne