CAMINHOS DE DEUS

Leia na Bíblia: Salmo 25: 10 a 14 e Gênesis 12: 1 a 4
Salmo 25:10 – “Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” (grifo nosso)
            A palavra “veredas”, nesse contexto, tem o significado de caminho, rumo ou direção. Mas lembre-se: o texto diz “veredas do Senhor”, ou seja, caminhos ou rumos ou direções de Deus. Ao escolhermos trilhar determinado caminho, nem sempre sabemos com exatidão onde vamos chegar; às vezes somos surpreendidos com ruas sem saídas, becos escuros, trechos impedidos ou até mesmo, por falta de informação adequada, nos perdemos. Porém, quando falamos em “caminhos do Senhor”, podemos ter a certeza de estar seguindo por um lugar SEGURO. Por quê?
            Porque a continuação do versículo nos diz que, os caminhos do Senhor, são “misericórdia” e “verdade”. A misericórdia do Senhor nos faz perceber o amor fiel e a bondade do nosso Deus. Diz a Bíblia em Lamentações 3:22 que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.” Por outro lado, se seguimos nesse caminho, não iremos errar a direção; não estaremos sujeitos a informações erradas, pois os caminhos Dele são “verdade”.
            Quem sabe você que está lendo esta mensagem neste momento tem passado por situações tão difíceis que às vezes chega a perguntar: será que estou no caminho certo? Onde será o fim de tudo isso?? Porém, se você teve a oportunidade de abrir este blog e ler esta mensagem, saiba que a MISERICÓRDIA do Senhor está lhe alcançando neste momento para que você possa conhecer a VERDADE. Ao conhecê-la, irá descobrir também a verdadeira LIBERDADE. A Bíblia tem um versículo em João 8:32 que diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Esse versículo remete-nos ao próprio Senhor Jesus; ao conhecê-lo, encontramos também a liberdade que só Ele pode nos dar.
Por outro lado, existe uma condição para ter um “caminho tão abençoado”: guardar a ALIANÇA e os TESTEMUNHOS. Aliança fala de compromisso selado, que não pode ser quebrado. É diferente de um simples contrato, pois este já prevê a anulação quando determinadas regras são descumpridas por uma das partes. Aliança é ir até o fim, independente das circunstâncias. Sabe... às vezes nos acostumamos ir à igreja, seguir uma religião, estar comungando com pessoas cristãs. Mas por que fazemos isso? Simplesmente porque nossos pais nos ensinaram nesse caminho? Porque somos simpatizantes dessa ou daquela religião? Porque precisamos de um milagre? Jesus andou aqui na Terra e multidões o seguiam porque buscavam algum benefício para si. Porém, quem realmente tinha COMPROMISSO com Jesus? Com certeza você já sabe a resposta, e assim mesmo um dos doze o traiu. Quando falamos em “TESTEMUNHOS”, estamos diante de fatos comprovados. Guardar os “testemunhos do Senhor” significa não esquecer Dele e de todos os benefícios que nos tem feito. Mais que uma prova, é um gesto de gratidão e confiança.
Deus quer mais de você! Ele quer que você estabeleça com Ele um VERDADEIRO COMPROMISSO! Pense nisso!!!
Salmo 25:12 – “Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará o caminho que deve escolher.” (grifo nosso)
            Em primeiro lugar precisamos entender que “temor”, nesse contexto, não significa medo, mas sim reconhecer a Santidade de Deus, conhecer realmente quem Ele é. Será que você possui um conhecimento particular e íntimo com Deus? Ou será que você conhece a Deus simplesmente por ouvir falar? No Salmo 34, versículo 8, está escrito assim: “Provai e vede que o Senhor é bom.” É preciso provar de Deus, não a Deus! Há pessoas que passam toda a sua vida amargurada porque pensam que Deus existe para satisfazer todos os seus desejos (muitas vezes egoístas). Mas Ele não tem poder para resolver tudo?? Claro que sim! Porém, para que queremos que Deus faça isto ou aquilo? Apenas para satisfazer nossos anseios materiais? Devemos estar cientes que Deus, em sua onisciência, sabe o que é melhor para nós e muitas vezes nos diz “não” para determinadas coisas e situações, porque sabe que aquilo não seria bom para nós. Como pai, até nos disciplina... porque NOS AMA! (veja Hebreus 12:6)
            Contudo, quando provamos de Deus, é como se entregássemos toda a nossa vida nas mãos Dele, confiando que SEMPRE, INDEPENDENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, ELE TEM O MELHOR PARA NÓS. Passamos a desfrutar de seu amor, de sua bondade, misericórdia, perdão, providência e tantos outros benefícios que só um amigo como Ele pode nos dar. O preço? Ele já pagou com seu próprio sangue ao morrer na cruz. E esta história você já conhece bem! Então passe a vivê-la, a desfrutar de todas as bênçãos que ela lhe traz!
            Estávamos falando em “temer”, mas também devemos lembrar o que está preparado para quem assim age em relação a Deus. A continuação do versículo diz que o próprio Deus ensinará o caminho que a pessoa deve escolher. Ou seja, você não precisa mais desesperar quanto às atitudes que deve tomar. Temendo a Deus, Ele lhe orienta às decisões certas.
Gênesis 12:1 – “Ora, o Senhor disse a Abraão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” (grifo nosso)
            Nesse versículo vemos o Senhor prometendo DIREÇÃO. Porém, para obtê-la, é preciso DEIXAR...
            Abraão precisava deixar:
·         Terra: muito mais que chão ou lugar, sua terra representava seus bens e sua segurança familiar e financeira. Nos dias atuais, diríamos “estabilidade”, palavra tão sonhada por tantas famílias.
·         Parentela: embora tivessem laços afetivos, seus parentes eram pessoas que não tinham os mesmos objetivos. Na insistência de levá-los consigo, vemos mais adiante seu sobrinho Ló dando-lhe trabalho. Diante da necessidade de separarem-se, Ló prefere as campinas verdes, mostrando que seu olhar estava dirigido apenas às coisas materiais. Porém, os propósitos de Deus para a vida de Abraão eram outros.
·         Casa de teu pai: provavelmente o mais difícil de “deixar” e talvez o que Abraão tinha por mais precioso... mas não estava nos planos de Deus.
O que você precisa DEIXAR HOJE para fazer uma entrega completa a Deus? Será que existe alguém ou alguma situação que tem impedido você de desfrutar da direção de Deus??
Gênesis 12:2 – “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” (grifo nosso)
            Qual de nós não quer uma promessa dessas??? Fazer dele uma grande nação!! É pouca coisa?? Abençoar e engrandecer seu nome!! Ser uma bênção!! Quem não quer ser uma bênção??
            Porém, para que tudo isso viesse a se concretizar, Abraão precisava, primeiramente, OBEDECER A DEUS. Deus havia lhe dado ordens, e sem colocá-las em prática, jamais alcançaria a promessa. Para cumprir essas ordens, precisava ter fé! Como diz o escritor aos Hebreus, capítulo 11 e versículo 8: “Pela fé Abraão, sendo chamado, OBEDECEU, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (grifo nosso)
            Não podemos inverter a ordem das coisas. Primeiro, obediência; depois a bênção. Infelizmente, há pessoas que não são bem sucedidas porque invertem essa ordem. Há aqueles que dizem: se Deus cumprir tudo o que Ele tem prometido em minha vida... então eu vou obedecer à sua Palavra! Com certeza ficarão frustrados e pior: vão dizer que Deus não cumpriu a sua Palavra! (isso ainda se foi Deus realmente quem lhe fez promessas)
Salmo 25:13 – “A sua alma pousará no bem, e a sua semente herdará a terra.” Gênesis 12:3 – (a promessa continua) “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (grifo nosso)
            Você já imaginou o nosso Deus, através de um homem, abençoando todas as famílias da terra?? Quando Deus disse isso a Abraão, ele quem sabe nem imaginava o tamanho da terra! Muitas vezes Deus nos faz promessas lindas que nós, na nossa fragilidade, nem imaginamos a proporção que ela chegará!! Outras, quando DEUS (e não o homem) nos dirige a tomar determinados caminhos, somos incompreendidos e até mesmo não enxergamos os propósitos Dele para nós. Contudo, a obediência a Deus nos faz alcançá-los.
            Nossa vida é como um quebra-cabeça. A cada dia Deus coloca uma peça e descortina, pouco a pouco, a maravilhosa paisagem que Ele mesmo nos preparou. É bem verdade que, certas vezes, não compreendemos muito bem a colocação de alguma peça. Mas confiando no Criador, esperamos o tempo Dele para entendermos a beleza da totalidade de suas promessas.
            Deus promete a Abraão fazer dele uma nação. Para isso era preciso, logicamente falando, que ele tivesse uma descendência. E aí vem o “ponto chave da questão”: SARA ERA ESTÉRIL!!! E agora?? Quem sabe tem sido essa a sua pergunta constante para Deus. Se você está nesta situação, preste atenção agora nisto: Contratempos na vida nem sempre são sinal de desagrado do Senhor por nós, mas sim peças fundamentais que Ele utiliza para fortalecer nossa fé!
            Muitas vezes Deus nos propõe um compromisso com Ele... e nós fazemos. Ele nos faz promessas... e nós acreditamos. Porém, quando chega o momento da PLENA CONFIANÇA E TOTAL DEPENDÊNCIA Nele, colocamos em xeque as promessas de Deus e nos esquecemos de sua Onipotência!!! São as “peças do quebra-cabeça” que Deus coloca e, por não entendermos ainda a paisagem, pensamos que as coisas estão fora de lugar.
            Você está disposto hoje a fazer uma entrega total a Deus? Aceitar o propósito Dele para sua vida e trilhar por Seus caminhos?
Conhecer a Deus e os seus caminhos, aparentemente pode resultar em sofrimentos e perdas, mas lembre-se que Ele tem o melhor para sua vida! Diz a bíblia em Eclesiastes 7:8 que “melhor é o fim das coisas do que o começo delas”. O tempo de conhecer a Deus chega hoje para você!!! Aceite ser guiado por Ele!
Autoria: Sirleyne Valerio da Costa de Miranda

Nenhum comentário: