QUANDO DEUS PEDE O IMPOSSÍVEL...

Leia na Bíblia: Gênesis 22: 1 a 19
            Nós vemos na passagem de Gênesis, Deus pedindo algo a Abraão que, segundo o nosso conceito humano, diríamos: é IM-POS-SÍ-VEL! Observando a Palavra de Deus vemos que Isaque, além de ser uma promessa na vida de Abraão, simbolizava o futuro de um povo, o surgimento de uma nação. Isaque era o que Abraão tinha de mais precioso; e foi justamente isso que Deus lhe pediu em sacrifício. Quem sabe Deus, neste momento, assim como fez com Abraão, também esteja lhe pedindo que sacrifique algo em sua vida, talvez aquilo que você dá mais valor e julga ser mais precioso! E você, um tanto confuso, tem perguntado ao Senhor: Mas... e a tua promessa?? Ah! Isso não, Senhor! É muito difícil! É impossível! Mas será que Deus pede coisas impossíveis? Saiba que se Ele está permitindo você passar por esse momento de provação é porque tem um propósito em sua vida e você precisa conhecer esse propósito de Deus. Por outro lado, saiba que Deus não irá colocar sobre a sua vida um fardo pesado demais que você não possa carregar. Se Deus lhe permite passar pela provação é porque Ele sabe que você tem condições para suportar. Deus não prova o homem para destruí-lo. Não! De maneira alguma! Ele prova o homem para aprová-lo! Que nesta provação que está passando, você possa sair aprovado por Deus!
            Observando a vida de Abraão, podemos ver que ele possuía longos anos de preparo espiritual. Sem esse preparo, que em outras palavras diríamos “conhecimento de Deus”, sua fé não poderia ser provada. Porém, Abraão sabia exatamente em quem confiava. Quando Deus pede a Abraão seu filho Isaque em sacrifício, precisamos considerar todo “esse conhecimento” que ele tinha de Deus. Você conhece verdadeiramente o seu Deus?
            Em primeiro lugar, vemos que Abraão tinha certeza da palavra divina, de tudo que Deus lhe falara e prometera. Sem essa certeza, provavelmente não se disporia a fazer o que Deus estava lhe propondo. Junto com essa certeza, havia uma confiança tão íntima, que mesmo sem compreender o motivo, ele estava disposto a obedecer. Você tem certeza das promessas de Deus em sua vida? Está disposto a OBEDECER EM TUDO ou é do tipo que questiona a Deus por tudo?? Veja que Deus pediu Isaque e não deu um porquê; talvez você seja do tipo de pessoa que só obedece a voz de Deus se puder tirar proveito ou levar vantagem no negócio. Deus é soberano e não está a mercadejar sua palavra. Quando Ele nos pede obediência, espera que confiemos Nele a ponto de não questionarmos a sua vontade. Se você é pai ou mãe e aconselha seu filho ou filha a seguir determinado caminho, com certeza quer o melhor para ele ou ela, mesmo que eles não compreendam isso; e como fica feliz quando eles depositam toda a confiança em você e acatam seus conselhos. Da mesma forma nosso Pai celestial sabe o que é melhor para nós e espera que tenhamos para com ele uma atitude de obediência incondicional.
            Em segundo lugar vemos Deus, ao fazer o pedido a Abraão, usar das seguintes palavras “toma o filho que amas...” Isso demonstra que Deus estava ciente do forte relacionamento que havia entre pai e filho. Deus também sabe o vínculo afetivo que você tem com aquilo que Ele está pedindo que você sacrifique. POR ISSO MESMO ELE ESTÁ LHE PEDINDO ISSO! Saiba que nada nem ninguém deve ocupar o lugar de Deus em sua vida.
            Em terceiro lugar, devemos observar que a resposta dada por Abraão a Isaque, quando este lhe pergunta onde estaria o cordeiro, é deveras profética: “Deus proverá para si o cordeiro”. Analisando a palavra “Deus” nesse contexto, no hebraico, temos “Jeová-jireh”, que traduz-se por “Deus provedor”. Abraão tinha tanta certeza que Deus não iria decepcioná-lo, que profetiza a provisão Dele para esse momento tão esperado. Por outro lado, da mesma forma que tem certeza da providência, não tem nenhuma pista de como Deus irá agir para que isso aconteça. Suas únicas companheiras neste momento difícil são a OBEDIÊNCIA e a CONFIANÇA. Abraão acredita que, se Deus prometeu fazer de sua descendência uma grande nação, ISSO REALMENTE VAI ACONTECER, POIS O SENHOR NÃO MUDA. NÃO IMPORTA OS CAMINHOS QUE LEVEM À CONCRETIZAÇÃO DOS PROPÓSITOS DIVINOS. Será que você também tem essa mesma obediência e confiança? Ou será que é o tipo de pessoa que só dá um passo se “descer um anjo do céu” e mandar você fazer isto ou aquilo? Existem pessoas que precisam “materializar sua fé”. Expliquemos: se Deus não usar alguém em profecia, revelação ou outro meio que lhe assegure uma confiança total para o exercício de determinada ação, não consegue crer. Contudo, devemos lembrar que Abraão é considerado “Pai na fé”. Por que será? Obviamente porque creu no INVISÍVEL e obedeceu a Deus sem questionamentos, sem pedir mil provas na tentativa que “Deus mudasse de ideia”, como muitas vezes tentamos fazer. No livro aos Hebreus, capítulo 11 e verso 1, diz que “... a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” (grifo nosso) Se o que Deus nos pede é difícil, pedimos não sei quantas confirmações, mas se a mensagem é de bênção prontamente abraçamos sem questionar. Por quê??
            Lembre-se: Não pode haver limite à dedicação espiritual e à obediência do homem para com Deus, mesmo que isso signifique sacrificar alguma área de nossa vida. Você está disposto a sacrificar para Deus aquilo que lhe é mais precioso? Você está disposto a obedecer a Deus sem reservas, mesmo que esta obediência lhe custe o que você mais ama?
            Contudo, analisemos o processo pelo qual Abraão passou para chegar até o monte Moriá.
            Em primeiro lugar, teve que DEIXAR sua família na terra de Ur, pois Deus lhe havia chamado para uma missão que seus parentes possivelmente não poderiam compreender. 
            Em segundo lugar, teve que DEIXAR seu sobrinho Ló na metade do caminho, pois a visão que ambos tinham a respeito do futuro era totalmente diferente, a ponto de haver divergências entre os servos de um e de outro. Deus já havia dito lá atrás que era para DEIXAR a família. A não observância deste quesito trouxe a Abraão muitos aborrecimentos.
            Em terceiro, por querer apressar as bênçãos de Deus, teve um filho com a concubina, ao qual deu o nome de Ismael. Certamente ao ter que DEIXAR esse filho, também passou por um processo dolorido, pois afinal era seu sangue. Psiu... Deus não precisa de “jeitinho”, nem de uma “forcinha” para cumprir seus propósitos. ELE É SOBERAMENTE CAPAZ PARA AGIR EM SUA VIDA DA MANEIRA CERTA E NA HORA QUE LHE APRAZ. CONFIE NISSO!!
            Agora vemos Abraão diante de outra etapa de sua vida, talvez a mais dolorosa. Até então teve que DEIXAR algumas coisas e algumas pessoas que lhe eram queridas. Porém, chega o momento mais difícil: o do SACRIFÍCIO. Era a hora dele realmente provar que amava a Deus sobre todas as coisas. Já havia tido outras oportunidades e havia falhado; sempre tentara dar uma “mãozinha” para Deus e verificara que as coisas não haviam saído conforme planejara. E agora?
            Abraão tinha duas opções: ou entregava-se inteiramente nas mãos de Deus, saía de cena e deixava que Ele agisse, ou permitia a si mesmo ser novamente provado com respeito à sua confiança. Basta! Já havia tido muitas situações tristes pela sua falta de confiança irrestrita em Deus. Sempre obedecera, mas do seu jeito. Era hora de obedecê-lo integralmente, custasse o que custasse.
            Se analisarmos cada prova que Abraão passou, vemos Deus passo a passo moldando seu caráter, preparando-o para algo maior. Você acha que já foi suficientemente provado e neste momento está questionando Deus por isto ou aquilo? Talvez ainda não tenha entregue a Ele o que há de mais importante em sua vida. Ou, se entregou, talvez queira controlar alguma parte. Nesta hora, faça uma oração e coloque nas mãos de Deus tudo o que você imagina que depende exclusivamente de você, tudo que está sob seu controle. Coloque também diante Dele sua auto-suficiência, pois ela é uma grande barreira para a operação de Deus em sua vida. Se você acha que consegue fazer tudo sozinho, para que depender de Deus??
            Ao analisarmos a raiz do nome do monte no hebraico, “Menra’ah Yah”, vemos que “Men” significava “lugar”, “ra’ah” “ver” e “Yah” era a forma abreviada de “Yahwed”, que significa “Deus”. Assim, podemos entender o nome “Moriá”, ou “Moriah”, como “lugar visto por Deus”. Se você já passou por todos os estágios que o patriarca passou e agora chegou ao monte do sacrifício, saiba que há um Deus que tudo vê, e basta apenas um olhar para que tudo se resolva. Você pode neste dia renovar suas esperanças nesse Deus que tudo vê e ressuscitar sua alegria? Confiar que o Senhor é poderoso para reverter totalmente o quadro de sua vida de sofrimentos e dores e cumprir as promessas que já estão adormecidas?
            Mas... voltemos à jornada de Abraão em direção ao monte. Vejamos que tudo foi minuciosamente preparado. Até a lenha já foi levada rachada. Quem sabe Abraão não queria perder tempo ao chegar ao lugar que Deus lhe indicou. Desde que era pra ser feito, para que deter-se com outras atividades? Será que nós ficamos “enrolando” para cumprir a vontade de Deus? Ah! Eu vou esperar mais um pouquinho! Vou me deter no meio do caminho para realizar outras tarefas. Quem sabe Deus muda de ideia! Vemos que o caminho era longo, cansativo, com certeza as mais sombrias expectações passavam pela mente de Abraão. Mas ele não podia parar. Deter-se para outros fins poderia levar à desistência. Assim ele caminha por três dias rumo ao monte do sacrifício.
            Quase chegando ao monte, eis o momento de outra separação. E esta era inevitável; Abraão e Isaque separam-se de seus servos. Aqueles não poderiam ser testemunhas do que estava prestes a acontecer. Há momentos em nossa vida que precisamos estar a sós com Deus; há momentos que não adianta contar nossos problemas para os outros, pois além de não entender, poderão até mesmo ser testemunha contra nós. Porém, na dolorida caminhada de Abraão, vemos novamente uma palavra profética, quando ele diz: “voltaremos”. Voltaremos está no plural e só havia duas pessoas nesse momento: o pai e o filho. Embora estivesse disposto a obedecer a Deus até as últimas circunstâncias, Abraão cria na PROVIDÊNCIA DE DEUS. Você crê que na hora certa Deus irá providenciar exatamente aquilo que você necessita? Então leve tudo ao altar Dele neste momento!
            O sacrifício de animais era algo comum que Isaque conhecia, pois ao olhar para os “objetos” do sacrifício, sentiu a falta do cordeiro. Era este bem mais jovem que seu pai e com certeza mais forte também. Contudo, SUBMETEU-SE VOLUNTARIAMENTE A SEU PAI. Ele sabia quem era seu pai e conhecia sua intimidade com Deus; sabia que seu pai nada faria sem a ordem de Deus. Será que as pessoas que lhe cercam conhecem a Deus por seu intermédio?
            Abraão chega agora ao limite! Ergue a sua mão para imolar o seu filho... Deus muitas vezes nos prova até as últimas circunstâncias! Contudo, quando o cérebro impulsiona o braço para descer o cutelo sobre o menino, eis que a voz de Deus brada: Abraão! Não mates o menino! Agora sei que temes a Deus
Sabe... crente que tem intimidade com Deus sabe exatamente o que Ele quer. Não fica andando de lá para cá procurando em cada lugar uma mensagem profética. Deus tem o momento certo de falar e, enquanto Ele não fala, limite-se a obedecê-lo! Se Deus já ordenou que você tome alguma atitude, não fique questionando a todo instante o Todo Poderoso. Apenas obedeça, pois aí está o segredo da sua vitória.
            Aliás, Deus sempre chega no momento certo. No caso de Abraão, de nada adiantaria ter interferido antes; se queria prová-lo, precisava que ele fosse até o fim. Quando estamos na vontade de Deus, nada acontece por acaso; o Senhor planeja e põe em prática cada ação em nosso favor. Ao ouvir a voz do “anjo do Senhor”, uma teofania do próprio Jesus, Abraão vê um cordeiro preso no mato. Ali estava a providência! Ali estava o animal para o holocausto! Escute isso: DEUS NÃO SE ATRASA! ELE CHEGA SEMPRE NA HORA CERTA! Na 2ª carta de Pedro, capítulo 3 e versículo 9, diz que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia...”
            “Agora sei que temes a Deus!” A prova serviu para confirmar o temor e a obediência de Abraão, pois não negou a Deus seu próprio filho. Após ser provado, vemos Deus reafirmando a promessa na vida do patriarca, em Gênesis 22: 16 a 18. Muitas vezes Deus nos faz promessas, mas a condição para o cumprimento não está em Deus, e sim em nós mesmos. Às vezes somos nós que retardamos as bênçãos em nossa vida, por causa da nossa desobediência, teimosia, auto-suficiência e ansiedade. Coloquemos tudo isso hoje nas mãos de Deus que, como sábio oleiro, irá nos moldar até que estejamos preparados para recebermos suas bênçãos.
            Será que você confia realmente em Deus, ao ponto de entregar a Ele as próprias bênçãos que Ele lhe tem dado, sejam elas de que natureza for? Lembre-se: Deus não pede nada impossível.
Autoria: Sirleyne Valerio da Costa de Miranda

2 comentários:

Unknown disse...

Totalmente oportuno nesse momento da minha vida.
Texto edificante "em cheio" pra mim, obrigada!!!!!

Elisangela Santos

Sirleyne disse...

Elisangela,
Fico grata ao Senhor sempre que tenho a oportunidade de compartilhar com outras pessoas a Sua Palavra. Que Deus lhe abençoe!
Sirleyne