AINDA HÁ ESPERANÇA!

Leia na Bíblia: Atos 16: 22 a 31
            Deus permite, muitas vezes, situações adversas na nossa vida, para a salvação de alguém. Uma pessoa, para Deus, tem grande valor; vale mais que o mundo inteiro. No princípio Deus destruiu o mundo com o dilúvio, por causa do pecado da humanidade. Mas preservou uma família: a de Noé. Deus os “colocou” na arca, símbolo da proteção e salvação divina. NÃO estava no plano Dele extinguir a raça humana! Hoje também, através do sacrifício de Jesus, há salvação para você e sua família!
            Mas voltemos às situações adversas! Vemos na referência bíblica acima, que Paulo e Silas eram companheiros de trabalho. Deus os enviou à cidade de Filipos para a salvação de duas famílias: a de Lídia e a do carcereiro. E, no caso do último, isso lhes custou um alto preço. VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SACRIFICAR-SE PELA SALVAÇÃO DE ALGUÉM?
            Paulo e Silas foram à prisão, sem ter cometido crime algum. E não somente isso, mas foram açoitados com varas e guardados na “cela de segurança máxima” do cárcere, como os piores ladrões. Mas... lembre-se: muitas vezes Deus permite que as situações difíceis se agravem ainda mais para mostrar o Seu grande poder! VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A DESCER AO CÁRCERE PELA SALVAÇÃO DE ALGUÉM?
            Muitas vezes não queremos aceitar a provação que vem da parte do Senhor e pensamos que Ele tem a obrigação de nos livrar de todas. Não foi assim com os personagens bíblicos e não será assim conosco. Mas de uma coisa temos certeza: a graça Dele nos basta! Paulo não retrucou com os inimigos e tão pouco “brigou” com Deus como talvez faríamos nós, não é mesmo? (Mas Deus... estou há tanto tempo te servindo, trabalhando na tua obra... Como permites tudo isso?) Ao contrário disso tudo, Paulo e Silas oraram e cantaram.... cantaram e oraram... oraram e cantaram! TEM SIDO ESSA A SUA ATITUDE DIANTE DAS PROVAÇÕES?
            São a oração e o louvor as armas que os servos de Deus usam para vencer. Aliás, armas tão poderosas, que fizeram os alicerces do cárcere tremerem e as portas foram abertas. QUER VER AS PORTAS ABERTAS NO SEU LAR? ORE E LOUVE... LOUVE E ORE. NÃO MURMURE.
            Na Bíblia vemos um caso em que a murmuração moveu o chão, mas não foi para abrir PORTA, e sim COVA. É o caso da rebelião de Corá lá no deserto (Números 16). Todos os que se ajuntaram a ele para murmurar contra Moisés e Arão foram tragados pela terra. Mesmo após o extermínio deles, o povo continuou murmurando! Os murmuradores foram abençoados?? Claro que não!! CATORZE MIL E SETECENTOS foram mortos por uma praga. E a morte só cessou porque Arão, o sacerdote, ofereceu a Deus expiação pelo povo. Claro que não estamos no Antigo Testamento, mas vale a lembrança sobre as consequências da murmuração!
            Agora veja a diferença com Paulo e Silas. Eles sabiam que, se Deus havia permitido que fossem ao cárcere, é porque tinha algo a realizar. Deus não nos prova à toa! SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR PROVAÇÃO, ENTENDA QUE OS PROPÓSITOS DO SENHOR SÃO MAIORES EM SUA VIDA. Em Isaías 55: 8 e 9, a Palavra nos diz que os pensamentos e caminhos do Senhor são maiores que os nossos; e, como se não bastasse, o texto nos relata ainda que são mais altos. Os caminhos do Senhor estão ACIMA de qualquer perspectiva e especulação humana e Ele é Senhor, é Soberano em nossas vidas.
O homem natural não compreende as coisas de Deus (I aos Coríntios 2:14)
            A Bíblia relata que o carcereiro, ao acordar e ver as portas da prisão abertas, arrancou a espada e quis matar-se. Naquela época, se um carcereiro deixasse escapar algum prisioneiro, teria que pagar a pena do fugitivo. Na prisão, também seria açoitado e sofreria vários tipos de castigo. Quem sabe aquele homem, acostumado a ver o sofrimento dos presos, imaginou o que ele iria passar e preferia tirar a própria vida.
            Quem sabe qualquer um de nós, no lugar de Paulo e Silas, ao vir as portas da cadeia abertas, não aproveitaria para sair rapidinho e nem “dar notícia”? Porém o plano de Deus não era esse! VOCÊ QUE LÊ ESTA MENSAGEM NESTE MOMENTO: POR FAVOR, NÃO FUJA DA LUTA! QUEM SABE DEUS LHE COLOCOU ONDE VOCÊ ESTÁ PARA A SALVAÇÃO DE ALGUÉM!
            Paulo e Silas sabiam muito bem que, se Deus lhes havia enviado até àquele lugar, era porque tinha uma grande obra a fazer por intermédio deles, e ela ainda não havia sido realizada. E mais: como prova de sua OBEDIÊNCIA AOS DESÍGNIOS DE DEUS, Paulo lhe adverte dizendo “não te faças nenhum mal, porque todos estamos aqui”. Até mesmo os outros prisioneiros, que também poderiam ter fugido, ficaram ali impressionados pelo que haviam visto. É FÁCIL DIZER PARA QUEM ESTÁ USANDO COM VOCÊ DE CRUELDADE E EXCESSIVA SEVERIDADE... “NÃO TE FAÇAS NENHUM MAL”? Se Paulo estivesse sendo guiado pelos seus próprios pensamentos, talvez aproveitaria a situação para fugir da provação, até mesmo dizendo: “foi providência de Deus”! Tão pouco importaria com a morte daquele homem; era perigoso até mesmo dizer “bem feito”!
            Mas não! Paulo não pensou e nem agiu assim. Estava dominado pelo mesmo amor que ele próprio aconselhara os crentes de Corinto: “O AMOR TUDO SOFRE, TUDO CRÊ, TUDO ESPERA, TUDO SUPORTA...” (I aos Coríntios 13: 7) Você tem esse amor derramado em seu coração? É capaz de sofrer pela salvação de alguém?
            A partir do grito de Paulo, da sua postura fiel, a vida do carcereiro foi não apenas poupada, mas transformada. Até aquele instante, a vida daquele homem havia sido marcada pela brutalidade, mas NÃO HÁ CORAÇÃO DE PEDRA QUE NÃO SEJA DERRETIDO PELO FOGO DO AMOR DE DEUS! Quem sabe (a Bíblia não diz) ele até chegou a zombar de Paulo e Silas enquanto estes oravam e cantavam. ALGUÉM TEM ZOMBADO DE VOCÊ POR SUA FÉ E TEMOR A DEUS? NÃO DESISTA! DEUS TUDO VÊ E TEM A HORA CERTA DE AGIR. NÃO É NA HORA QUE VOCÊ PENSA E QUER... É NA HORA DELE!!
            Aquele homem cruel, que instantes atrás lhes havia amarrado os pés, agora se aproxima humildemente de Paulo e Silas. Deus não apenas abalara os alicerces do cárcere, mas também aqueles de seu duro coração. (Conviver com alguém de coração duro??? Deus move essa pedra!) Deus agora abalara o carcereiro de alto a baixo e, ESSES “SACOLEJÕES” DIVINOS TÊM UMA CAPACIDADE TREMENDA DE MODIFICAR AS ATITUDES MENTAIS DOS HOMENS, DE UM MOMENTO PARA O OUTRO!
            Interessante também é notar que, antes de ser advertido por Paulo, o carcereiro ia suicidar-se no escuro, sem perceber direito o que estava acontecendo. Porém, a partir da advertência de Paulo, ele pede luz; já não está mais envolto na armadilha do inimigo e, liberto desse desejo lúgubre, busca a luz. Ele pediu luz, mas a VERDADEIRA LUZ se acendeu em seu coração! QUANDO ALGUÉM ESTÁ EM TREVAS, NÃO PODE VER O AGIR DE DEUS, MESMO QUE AS SITUAÇÕES ADVERSAS ESTEJAM VINDO AO SEU ENCONTRO PARA TRAZER-LHE GRANDES BÊNÇÃOS; O TRABALHAR DE DEUS LHE PARECE LOUCURA!
            Contudo, Deus tem coisas novas a nos revelar. Conforme está escrito em Isaías 43: 19, Ele faz coisas novas e traz à luz essa Sua ação. Ele coloca um caminho no deserto e rios no ermo. Será que você tem se queixado com Deus que sua vida está um deserto, que se sente desamparado “por tudo e por todos”? Saiba que É NESSE DESERTO QUE O TODO-PODEROSO ABRE UM CAMINHO... E O MAIS IMPORTANTE: MESMO QUE NÃO ESTEJA PERCEBENDO, ELE CAMINHA COM VOCÊ! Lá no caminho de Emaús os dois discípulos estavam tristes, pensando que estavam caminhando sozinhos; mas o Senhor estava bem próximo deles! JESUS TAMBÉM ESTÁ CAMINHANDO BEM PERTINHO DE VOCÊ! NÃO DESANIME!
            Após prostrar-se aos pés de Paulo e Silas, o carcereiro, que antes temia a fuga dos prisioneiros, agora é ele mesmo que tira-os para fora e os trata com respeito quando diz “Senhores”... Quem sabe você já passou ou está passando pela mesma situação de Paulo e Silas; tem sido desrespeitado e até mesmo zombaram de você por sua fé em Deus. Mas CHEGARÁ O MOMENTO DO SENHOR LHE HONRAR E AQUELES QUE LHE DESPREZARAM SABERÃO QUE VOCÊ É AMADO DE DEUS! A graça da salvação modifica a linguagem das pessoas...
            Após essa manifestação de temor e reverência, vem a pergunta principal: “QUE É NECESSÁRIO QUE EU FAÇA PARA ME SALVAR?” Essa pergunta tem sido, até nos dias de hoje, uma necessidade existencial do ser humano que está à procura de Deus. O carcereiro já havia testemunhado o poder sobrenatural desse Deus, e agora reconhece que na vida de Paulo e Silas há algo DIFERENTE, ESPECIAL, SOBRENATURAL. O carcereiro havia percebido a sua própria fragilidade; ele, que talvez se achasse um homem forte, intrépido, corajoso, agora se rendia ao Soberano e compreendia a NECESSIDADE DE SALVAÇÃO! Diante de Deus, acaba toda a prepotência humana...
            E, à pergunta do carcereiro, vem a resposta simples, mas profunda de Paulo e Silas: “CRÊ NO SENHOR JESUS CRISTO E SERÁS SALVO, TU E A TUA CASA”. O primeiro passo é CRER. A Bíblia nos ensina que a salvação é pela fé. Há pessoas que empenham tantos esforços e procuram realizar tantas obras, buscando alcançar a salvação. MAS ELA FOI, É E CONTINUARÁ SENDO SOMENTE ATRAVÉS DA FÉ NA PESSOA DE NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO; FOI PARA ISSO QUE ELE DERRAMOU SEU SANGUE NA CRUZ. Em segundo lugar, vemos que Paulo antepõe o tratamento “Senhor” ao nome de Jesus Cristo. Há pessoas que, embora professem uma fé na pessoa de Jesus Cristo, não o aceitam como SENHOR de suas vidas. A verdadeira fé implica em uma entrega total. Se eu tenho Jesus por Senhor, PRECISO CONFIAR A ELE TODAS AS ÁREAS DE MINHA VIDA, ACEITÁ-LO DE FORMA INTEGRAL, SEM RESERVAS. A fé em Jesus não é apenas uma definição verbal, mas sim uma entrega total, de corpo, alma e espírito ao Senhor. VOCÊ PODE CRER NO GRANDE MILAGRE DE SALVAÇÃO QUE DEUS IRÁ OPERAR NA VIDA DE QUEM VOCÊ ESTÁ ORANDO? Certa vez interrogaram a Jesus a respeito de quem poderia salvar-se, visto que o Senhor havia dito que era mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no céu (agulha era a porta de entrada das ovelhas, animais de pequeno porte). E a resposta de Jesus foi solene: “AOS HOMENS É ISSO IMPOSSÍVEL, MAS A DEUS TUDO É POSSÍVEL” (Mateus 19: 24 a 26). Qual é a dificuldade que você tem sentido para que essa pessoa receba a salvação? COLOQUE HOJE SUAS DÚVIDAS, TRISTEZAS E INCERTEZAS NAS MÃOS DE JESUS, POIS PARA ELE TODAS AS COISAS SÃO POSSÍVEIS!
            Por último, o apóstolo testifica ao carcereiro a possibilidade de não apenas ele ser alcançado pela salvação, mas sim toda a sua casa. Isso não significa que, com a salvação daquele homem, a dos outros membros da família viria automaticamente. A salvação é pessoal e intransferível! Porém, Paulo dizia que através daquele “chefe de família”, o caminho estava aberto e toda sua casa poderia chegar também ao conhecimento da salvação, ao observarem a transformação ocorrida na vida do esposo, do pai, enfim, do carcereiro.
            QUEM SABE VOCÊ JÁ OROU, JÁ SUPLICOU, JÁ CLAMOU PELA SALVAÇÃO DE ALGUÉM E NÃO TEM VISTO A RESPOSTA. CONTINUE! NÃO DESANIME! ATRAVÉS DA SALVAÇÃO DESTE, MUITOS OUTROS VIRÃO AO CONHECIMENTO DA PALAVRA! QUE DEUS CONTINUE LHE FORTALECENDO NA INTERCESSÃO! 
Autoria: Sirleyne Valerio da Costa de Miranda

4 comentários:

Artigos & Crônicas disse...

Bom dia, maninha sirleyne!
Uma verdadeira bênção esta mensagem sobre a esperança de salvação.
Você foi inspirada por Deus para escrever um verdadeiro tratado a respeito de confiarmos no trabalhar de Deus, apesar das adversidades, pois Deus tem um "caminho na tormenta". Sem murmuração, nossa visão espiritual fica mais clara e consegue enxergar o invisível de Deus... é é isso que nos fortalece a cada dia, para prosseguirmos confiando nEle, até alcançarmos a resposta abençoada para nossas vidas!
Vale a pena esperar, pois quando somos abençoados com as bênçãos que Deus reservou para nós, aqueles que estão ao nosso redor também usufruem dessas maravilhas.
Glórias a Deus e que Ele continue revelando Sua Palavra para que você possa continuar escrevendo e compartilhando conosco através deste Blog!
Beijos para você e para todos aí de Assis!
Sonia Valerio da Costa

Sirleyne disse...

Oi, maninha Sonia,
Obrigada pelo apoio de sempre.
Que Deus lhe dê muitas bênçãos!
Um abraço,
Sirleyne

Nany disse...

Querida amiga, quanto tempo! Hoje conheci seu blog. Como nosso Deus é presente em nossas vidas. Ele é tão maravilhoso que falou comigo através deste texto. Deus continue te abençoando e te fazendo prosperar. Saudades. Grande abraço. Bjus

Sirleyne disse...

Oi, Elaine, sim... quanto tempo!! Enfim estou revendo minhas amigas de infância! Obrigada pelo comentário. Abraços!